A Veli é uma bicicleta de adulto, com roda 20”. 

Têm dimensões idênticas a uma bicicleta dobrável que na sua maioria também têm o mesmo tamanho de roda. São extremamente populares nos países orientais, em especial no Japão, onde os apartamentos são pequenos.

Muitos dos utilizadores de bicicletas dobráveis, abdicaram de uma bicicleta convencional mais robusta e com o tempo perceberam que acabavam por utilizar muito pouco, uma das funções principais delas: dobrar! Isto porque em diversas utilizações do quotidiano, o facto de serem pequenas, já é o suficiente (por ex. transportar no comboio, no metro, no barco, ou arrumar em casa).


A Veli é uma bicicleta robusta montada com componentes externos e internos de grande qualidade.


A Veli é uma bicicleta feita em ritmo artesanal em Lisboa - Portugal.

Cada bicicleta é montada com a maior atenção e rigor no detalhe. É sempre afinada e testada, antes de ser entregue ao futuro proprietário e tem uma garantia de 5 anos (quadro e forqueta)



HISTÓRIA

Sempre dei preferência a bicicletas mais compactas e leves para uma utilização urbana. Se moras num apartamento, fazes deslocações curtas de cada vez que pegas na bicicleta e navegas pelo meio do trânsito denso da cidade, precisas de uma bicicleta leve, pequena e com poucas ou mesmo nenhumas mudanças. Até aqui tinhas duas soluções, ou montavas uma single speed ou fixie com a antiga bicicleta de estrada do teu avô, ou compravas uma dobrável. Eu tentei as duas.

Com o tempo fui percebendo as vantagens de cada uma. Mas também as desvantagens. Dei comigo a alternar de bicicleta constantemente, completamente indeciso e frustrado porque se numa tinha velocidade e leveza, na outra tinha um excelente arranque e controlo. O ideal era juntar as duas numa só. Mas isso não existia.... ou existia?

 

Investigação

Navegando pela interminável web, utilizando todos os termos e combinações que pudessem estar relacionados com o tema, descobri num site japonês um tipo de bicicleta diferente de tudo o que tinha visto até agora. Basicamente um quadro de estrada de adulto, mas com rodas pequenas (16 ou 20). Pesquisei mais e reparei que era uma bicicleta muito popular não só no Japão, mas nos países vizinhos.

Não descansei enquanto não encontrasse um importador desse tipo de quadros. Era mesmo aquilo que eu queria. Juntar o desempenho de um quadro de estrada às vantagens de uma dobrável, mas sem as fragilidades normais desta.


Desenvolvimento

Depois de ter encontrado um fornecedor, pus mãos à obra. Montei um protótipo com 6 mudanças e guiador de corrida. Assim que pisei a estrada com ela nem queria acreditar como aquela combinação era tão explosiva. A velocidade, a facilidade de manobras e arranque, o controlo total acessível a qualquer pessoa menos experiente. A minha vontade era que todos experimentassem aquela bicicleta. Como é que ainda não havia nada disto na Europa?

Em 2015 a Veli foi reconhecida e colocada à prova na Bike Magazine, a mais conhecida e vendida do país, onde teve uma excelente classificação, mesmo no meio das grandes máquinas que compõe normalmente essa revista.